segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Primeiras Impressões: a chave-cartão

Sobre isso aqui quis escrever um post à parte: a chave-cartão!

Taí outra coisa que parece bobeira mas que depois que a gente acostuma não consegue mais viver sem. É um sistema muito interessante para travar e destravar o carro, acessar a mala e acionar o motor.

A chave funciona como um sensor de proximidade: quando se chega perto do carro ele já sabe que você chegou. Entra-se no carro e aperta o botão e pronto, carro ligado! A novidade desta chave é que ela não precisa ser inserida no carro, é só estar perto ou dentro do carro que já está em pleno funcionamento! Muito bom, não precisa tirar a chave de dentro da bolsa/bolso/pasta!

O travamento e destravamento das portas pode ser feito de 2 maneiras: usando os botões chave ou usando o sensor de proximidade. Taí uma coisa estranha e que não é descrita no manual: se você saiu do carro e travou as portas com o botão da chave, você não vai conseguir abrir a porta com o sensor de proximidade. Demorei um pouquinho pra descobrir isso, já tava até achando que o sensor tinha vindo quebrado, mas acabei aprendendo. O ideal então é travar as portas por afastamento: se afastando 2-3 metros do carro ele dá um bip alto que você percebe facilmente. E depois pra destravar é só colocar a mão na maçaneta que o carro destrava! Muito interessante.... Porém o manual do carro devia ser atualizado com essa informação!

Dentro do carro tem um slot para a chave-cartão, mas não vejo a situação de colocá-la nele... Vai ficar dentro da minha pasta mesmo. Aí é colocar o pé no freio, o câmbio em P ou N e um leve toque no botão Start/Stop que você já ouve o motor. De acordo com um adesivo no vidro, em dias frios e provavelmente com tanque abastecido de álcool, o botão deve ser pressionado por mais tempo.

O rádio é ligado automaticamente neste momento. Inclusive já pareei meu celular pelo Bluetooth e quando ligo o carro começa a tocar minhas MP3 automaticamente.

Sobre a abertura da mala, ela também é feita com o botão na chave ou por proximidade. Se você estiver com a chave no bolso e acionar a "maçaneta" da mala, ela irá abrir facilmente. Bom! Imagina você naquele dia de chuva, chegando cheio de bolsas de compras ainda tendo que procurar a chave para abrir a mala? São essas coisas pequenas que fazem a gente gostar do produto facilmente!

Última coisa: se a bateria acabar (o manual diz em 2 anos), você aperta um botãozinho na chave-cartão e de dentro dela sai um chave de verdade!!! Não sei se isso é padrão com outros carros mas achei bem legal...

65 comentários:

  1. Continue postando, gostei muito do seu blog. Quero comprar um Fluence e gostaria de obter mais informações e opiniões. Qual a cor do seu?
    Vlw

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,
    Mais assim o meu tem um problema eu acho porque se eu estiver com os vidros baixo e sais do carro quando ele trava os vidros não sobe , nem que eu acionar o controle , daí só se eu ligar o carro denovo! E asim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. click 2 vezes no botao de fechar e os vidros sobem.

      Excluir
    2. E os vidros baixam no controle ou apenas sobem?

      Excluir
    3. Os vidros nao abaixam no controle somente pressionando duas vezes o botão na mascaneta externa do lado do motorista. Isso se deve ao carro ser francês e la a lei é que o carro não pode fechar os vidros automaticamente devido a crianças ou animais deixados dentro do carro.

      Excluir
    4. Interessante isso sobre a lei! sempre me perguntei o pq um carro desta categoria não fazer automaticamente... obrigado pela explicação!

      Excluir
    5. Aperte para travar o carro duas vezes que os vidros irá subir

      Excluir
  3. Muito bom,
    Mais assim o meu tem um problema eu acho porque se eu estiver com os vidros baixo e sais do carro quando ele trava os vidros não sobe , nem que eu acionar o controle , daí só se eu ligar o carro denovo! E asim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vidros nao abaixam no controle somente pressionando duas vezes o botão na mascaneta externa do lado do motorista. Isso se deve ao carro ser francês e la a lei é que o carro não pode fechar os vidros automaticamente devido a crianças ou animais deixados dentro do carro.

      Excluir
  4. Meu carro esta com 28.000 KM.
    Antes de fazer a revisão dos 10.000 KM ja apresentou problema com motor a frio(vc liga ele anda uns 200 metros e acontece a falha como se o combustível não chegasse), sendo que na revisão dos 10000km foi trocado as velas, sem contar que ja foi trocado todos os bicos da injeção e por ultimo deixei o veiculo na concessionaria em 31/08/2015 sendo que ao fazer a leitura computadorizada não aparece o problema com o veiculo parado, mais quando em movimento o problema aparece. Segundo a concessionaria e os engenheiros da Renault, no dia 28/09/15 quando, e depois de 29 dias do veiculo estar la me informaram que o problema é combustível ruim e não sanaram o problema. Quer dizer vai continuar com problema, sem contar ainda que corro o risco de o carro apagar no meio da rua como já aconteceu e causar um acidente, não sei o que fazer pra valer os meu direitos ou solucionar o problema. Se alguém puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Meu carro esta com 28.000 KM.
    Antes de fazer a revisão dos 10.000 KM ja apresentou problema com motor a frio(vc liga ele anda uns 200 metros e acontece a falha como se o combustível não chegasse), sendo que na revisão dos 10000km foi trocado as velas, sem contar que ja foi trocado todos os bicos da injeção e por ultimo deixei o veiculo na concessionaria em 31/08/2015 sendo que ao fazer a leitura computadorizada não aparece o problema com o veiculo parado, mais quando em movimento o problema aparece. Segundo a concessionaria e os engenheiros da Renault, no dia 28/09/15 quando, e depois de 29 dias do veiculo estar la me informaram que o problema é combustível ruim e não sanaram o problema. Quer dizer vai continuar com problema, sem contar ainda que corro o risco de o carro apagar no meio da rua como já aconteceu e causar um acidente, não sei o que fazer pra valer os meu direitos ou solucionar o problema. Se alguém puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela dica sobre a trava da chave!!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um Fluence e minha dúvida com relação ao cartão é se consigo abrir os vidros fora do carro. Sei que para fechar é possível, agora para abrir, não consegui ainda. Podes me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara.ai tu quer demais....nem um carro desse nível abre vidro ....te liga meu.

      Excluir
    2. Meu Voyage abria na chave pô kkk e ainda tinha tilt down. Queria esse sistema tb

      Excluir
  8. Muito bom!!
    Uma dúvida...
    A chave/cartão reserva, tem algum problema deixar a bateria lá, parada sem utilização por muito tempo?

    ResponderExcluir
  9. Será q consigo reverter na concessionária para os vídeos fecharem quando travar o carro por afastamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo tempo que vc postou esse comentário acredito que vc já sabe! consegue sim é só instalar um kit da tury rebatimento dos retrovisores e fechamento dos vidros por presença e inclinação do espelho retrovisor quando engata a marcha ré

      Excluir
  10. Será q consigo reverter na concessionária para os vídeos fecharem quando travar o carro por afastamento?

    ResponderExcluir
  11. Meu carro está com 115.000 km
    Carro fantástico .
    Agora meu sonsor não funciona para abrir a porta , somente para fechar .
    Eu me afasto fecha normal .
    Mais não abri a porta qua do eu chego perto .

    Na concessionária querem trocar o sistema.
    Ao preço de 1200,00

    Mais acho que é algo que arruma-se facilmente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mauro.
      Você conseguiu resolver o problema do sensor da porta?
      Estou com o mesmo problema é não sei o que fazer, pois acho estranho ter parado de funcionar do nada, nem andando no carro eu estava.

      Excluir
    2. Boa tarde.. estou com problema parecido com o de vocês, so consigo abrir a porta do motorista com o sensor, as outras 3 portas não destravam por fora, apenas destravando na chave. Será que os sensores dar 3 portas deram problema ou pode ser algo mais simples? Aguardo

      Excluir
    3. Se o veículo passou muito tempo postado por algum motivo e aconteceu de descarregar a bateria por falta de uso, é possível que tenha disprogramado, talvez passando o escâner apagando algum erro e reprogramando volte a funcionar.

      Excluir
    4. Bom dia. Alguma novidade sobre esse problema? O meu não abre nem pela porta do motorista e nem pela do passageiro traseiro direito.

      Excluir
    5. Boa tarde! Alguém conseguiu resolver esse problema? O meu apresenta o mesmo defeito. O carro apenas trava mas não destrava presencialmente, ele também dá partida, mas não é reconhecido pelo slot.

      Excluir
    6. Jonatas, tb to na mesma situação. Resolveu??

      Excluir
    7. Assisti um vídeo de um canal que falou q teve um problema do tipo .. Era sujeira nos sensores q tem na porta .

      Excluir
  12. Boa tarde. Para o conforto do meu cachorro, quando numa parada em posto na estrada, como faço para deixar o carro funcionando e ir ao banheiro mas que o carro fique trancado? Obrigada. Ligia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão levar teu carro com cachorro e tudo enquanto vc estiver no banheiro

      Excluir
    2. Vão levar teu carro com cachorro e tudo enquanto vc estiver no banheiro

      Excluir
  13. A chave reserva do meu fluence não está funcionando. Como comprei o carro usado não sei se tá c defeito. Alguém sabe me dizer se precisa ativar a chave reserva ou ela funciona normalmente como a outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se a chave reserva está com bateria.

      Excluir
    2. Pode ser bateria fraca, mas no circuito eletrônico do cartão tem uma espécie de bobina achatada do mesmo formato da bateria. Nela existem três pequenos terminais que são soldados na placa do circuito impresso. É aí que pode estar o problema, solda fria ou quebrada!
      Uma resoldagem pode acabar com o problema!
      O problema é ter paciência para abrir o dito cujo!

      Excluir
  14. Ola eu tirei o cabo dá bateria do carro fluence, o carro acabou travando as portas e não sei como abrir ... Alguém sabe como eu faço pra abrir o capô ou as portas ?

    ResponderExcluir
  15. O meu aconteceu amesma coisa e a chave cartão está dentro e não tenho a chave reserva

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. Eu levei meu fluence pra lavar,e quando voltou a porta do motorista nao abre mais pelo lado de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala galera estou com o problema no sensor de presença da porta traseira do lado do motorista alguém sabe me dizer como resolver?as outras portas eu abro normalmente colocando a mão mas essa porta simplesmente parou

      Excluir
  17. As portas traseiras do meu Fluence não abrem apenas colocando a mão na maçaneta, assim como funciona nas portas dianteiras. Isso existe alguma programação ou estragou os sensores?

    ResponderExcluir
  18. Minha chave não abre mais o porta malas pelo controle o q pode ser

    ResponderExcluir
  19. Bom dia pessoal muito legal achei importante trocar estas ideias

    ResponderExcluir
  20. Estou com um problema, o cartão do Fluence funciona normalmente porém do nada não está entrando totalmente no leitor
    Alguém sabe como resolver,obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartão empenado ou alguma coisa dentro da gaveta do leitor!

      Excluir
  21. comprei um fluence tem 3 dias , 2013 ..
    a mala nao abre no carta ,nao abre pelo botao dela , só abre no botao dentro do carro .
    quando eu aperto no cartao, o carro pisca o alerta e se pressionar , pisca duas vzs mas abrir a mala que é bom , nadaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho este mesmo problema... Também aguardo por informações. Forte abraço.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Tenho um Dynamique 2011. E começou a apresentar o seguinte problema com relação ao sensor de aproximação: ao me afastar do veículo o sistema é acionado, mas ao me aproximar não abre, apenas pelo botão da chave cartão. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  24. o sensor de proximidade nao esta deixando abrir a porta do motorista sera que tem algum truque ou quebrou mesmo o sensor

    ResponderExcluir
  25. Como faço pra abrir as portas pois o cartão controle n esta funcionando nem por proximidade e nei apertando o botão pra destravar oq eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cartão chave tem uma chave de emergência pra esses casos. Um pequeno Butão ao lado do cartão é só pressionar e retirar a chave que deve ser inserida na entrada em baixo da maçaneta.

      Excluir
  26. o meu cartáo tbm náo abre o porta malas por fora, so faz piscar,o que pode ser?

    ResponderExcluir
  27. Alguém conseguiu resolver o problema do sensor para abrir as porta?
    Ao me afastar do carro as portas travam normalmente, porém só destravam ao pressionar o botão do cartão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também não está abrindo por aproximação, ou abro no botão do cartão ou abro manualmente a mala aí ele destrava as portas.

      Excluir
  28. Pessoal, tenho o mesmo problema com a questão do sensor da maçaneta. Tem hora que o da porta do motorista funciona outras não, a porta do carona funciona e tal. Cara, não sei o que é! Dei umas porradinhas na lataria em volta da maçaneta e destrancou, me fazendo pensar que pode ser um mal contato. Se alguem resolver, por favor, compartilhar!

    ResponderExcluir
  29. Se eu colocar minha.bolsa com a chave dentro e fechar o carro, dar a volta pra entrar, ele trava com a chave dentro do carro? Ou só trava se a chave estiver fora do carro??

    ResponderExcluir
  30. Pelo controle eu nao consigo abrir o porta malas pq sera tem algum segredo?? E outra coisa tbm tem como configura ou sla p abaixa os vidros pelo controle??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Pra abrir o porta malas pelo controle tem que ficar pressionando o botão do controle, não apenas pressionar rapidamente. Tem que ficar pressionando até o porta malas abrir. =)

      Excluir
  31. Boa tarde. o meu está com esse problema.... ele não abre apertando e nem segurando por um tempo. O que pode ser? Alguem ja resolveu?

    Outro ponto que eu tenho é a luz (pingao) do farol... o meu só funciona os LEDS e não liga a meia luz... notei que em varios fluences do ano tem essa caracteristica. O que pode ser? Afinal as lampadas estão ali instaladas.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite todos falaram sobre abre a porta com censor que não abre só que Niguem disse que resolvel o problema então gostaria de saber se alguém conseguiu concertar o censor alguém pode mim responder alguma solução

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde olha comprei um fluence de leilao o mesmo nao fucina nada nao acende pinel nao fucina nada como se tivesse um.bloqueio no sintema esse carro tem sensor de impacto.. coisa assim ja pedir pra codificar a chave mais o cara falou que pelo menos tem que acender o painel estou precisado de uma ajuda ai

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, alguém achou a solução para a porta que não abre por aproximação??

    ResponderExcluir
  35. Alguém resolveu o pobrema das portas que não abre com a aproximação???

    ResponderExcluir
  36. Pode ser sujeira no imã da maçaneta. Onde você poe a mão e puxa, onde toca os dedos, ali tem um pequeno imã. Limpe o mesmo com produto que dissolva poeira.
    Caso não resolva, o problema é no leitor interno a porta, na maçaneta. O procedimento de conserto tem no youtube.

    https://www.youtube.com/watch?v=rGLD2m7OfKg

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, comprei meu Fluence Privilege 2015 a pouco mais de um mês, quando passo em alguma vibração ele acusa problema no air bag, depois de uns metros ele apaga

    ResponderExcluir